Cada vez mais são desenvolvidos jogos e aplicativos para celular e tablets com o objetivo de ajudar as pessoas com Alzheimer. Já falamos de alguns por aqui, como o Sea Hero Quest , jogo que serve de estimulação cognitiva e ainda reúne dados sobre os doentes (clique aqui para ler o post). Hoje vamos falar sobre um aplicativo que promete ajudar não só os idosos, mas também os cuidadores e familiares!

Segundo seus desenvolvedores, o Mindmate foi criado para ajudar as pessoas com Alzheimer a ser mais independentes. Além de também ter jogos que ajudam na estimulação das capacidades do idoso, ele conta com a possibilidade do doente “guardar suas memórias”, salvando dados e informações que ele possa porventura se esquecer. O aplicativo tem ainda músicas, vídeos, quizzes e conteúdos sobre alimentação e atividades físicas.

Mindmate: uma ajuda a mais para cuidadores e familiares

Como comentamos, o app pode ser de grande auxílio para os cuidadores e toda a família. Ele oferece uma série de ferramentas para que o cuidador se organize, anotando as atividades do dia e criando listas de coisas a fazer. Na versão Pro é possível criar diversos usuários, o que facilita o uso por diversas pessoas.

O Mindmate é voltado principalmente para tablets. Um ponto negativo é que, até o momento, ele só está em inglês. Ainda assim, é possível que o idoso faça certos exercícios baseados em imagens. Já no caso das músicas e exercícios que demandam que o idoso cante junto, as músicas em inglês podem complicar a atividade ou ser desconhecidas dos brasileiros. Para baixar o app para sistema operacional Android, clique aqui. Para o sistema iOS, clique aqui.